A Quiropraxia é uma área da saúde que diagnostica, trata e previne problemas nos nervos, ossos e músculos, por meio de manobras específicas chamadas de ajustes quiropráticos.
Ao devolver ao sistema músculo-esquelético suas funções normais, a Quiropraxia atua diretamente em dores de todo o tipo e outros eventuais problemas apresentados pelo paciente.
Quem pode se beneficiar da Quiropraxia
Sabendo compreender o perfil de cada paciente e respeitar suas limitações físicas, todos podem ser beneficiados pelo tratamento quiroprático, desde recém-nascidos até idosos e doentes crônicos.
Em muitos países, como Estados Unidos e Canadá, inclusive, ir ao Quiropraxista é tão comum quanto visitar o dentista, o pediatra ou qualquer outro especialista.
Aqui no Brasil essa cultura ainda está sendo construída, à medida que as pessoas vão reconhecendo o sucesso da Quiropraxia no tratamento de suas dores.
Em que tipos de problemas de saúde a Quiropraxia atua?
– Dores lombares
– Hérnia de disco
– Protusões de disco
– Dor de cabeça (enxaqueca, cefaleia etc.)
– Dor no ombro
– Bursite
– Tendinite
– Artrose
– Artrite
– Inflamações nas articulações
– Fibromialgia e outras doenças crônicas e inflamatórias
– Lordose
– Escoliose
– Cifose
– Fascite plantar
– Tensões e distensões
– Lesão por esforço repetitivo (LER)
– Acidentes de trabalho e esportivos
– E muitas outras
Mas só quem tem problemas de saúde pode se beneficiar da Quiropraxia?
Por sua capacidade inata de atuar com eficácia em problemas não resolvidos pelos métodos tradicionais, é natural que a Quiropaxia seja concebida por seus pacientes como última alternativa antes de optar por um procedimento mais invasivo ou recorrer a fortes remédios.
Porém, o conceito de Quiropraxia vai muito além disso.
Ao atuar sobre as subluxações vertebrais e alinhar o corpo em sua posição correta, a Quiropraxia previne os mais variados problemas físicos e doenças.
Portanto, se você se preocupa com as suas sáudes física, emocional e mental, é recomendável que procure um bom Quiropraxista , antes que seu corpo grite e seja mais difícil devolver-lhe às suas condições naturais.
Que tipos de cuidados devo ter ao escolher um bom Quiropraxista?
O recente sucesso da Quiropraxia no Brasil, como era de se esperar, tem feito surgir inúmeros cursos que dizem ensinar a Quiropraxia.
Porém, isso também acaba por formar profissionais que se autodenominam Quiropraxistas, mas na verdade não receberam a formação adequada para exercer a profissão.
Atualmente, apenas duas instituições oferecem o curso de Quiropraxia reconhecido pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) – Universidade Anhembi Morumbi e Feevale.
Somente depois de cinco anos de estudo e atendimentos supervisionados pelos professores é que o Quiropraxista poderá receber o diploma e, finalmente, exercer a sua profissão.
Portanto, antes de ir ao Quiropraxista, procure se informar sobre o seu currículo e, o mais importante, ouça a opinião de outras pessoas que têm problemas semelhantes aos seus e foram atendidas por este profissional.
Quiropraxia dói?
Quando realizados da maneira correta e com a intensidade que respeite as limitações físicas do paciente, os ajustes quiropráticos raramente causam algum desconforto.
Os pacientes podem, às vezes, sentir dores leves após o tratamento (como ocorre em diversas formas de exercício), que geralmente se resolvem dentro de 12 a 48 horas.
O que devo levar na ida ao Quiropraxista?
Os Quiropraxistas são treinados desde o primeiro ano da faculdade a identificar os problemas músculo-esqueléticos por meio da apalpação e da anamnese completa do paciente.
Neste processo, os exames de imagem – como raio-x, ultrassonografia e ressonância magnética – são importantes para a adoção da melhor estratégia para cada tipo de paciente.
Portanto, caso tenha realizado algum exame de imagem nos últimos meses, leve-o com você logo na primeira consulta.
E saiba também identificar corretamente a natureza das suas dores, bem como os seus objetivos com o tratamento.
Letícia Oliveira – ABQ 782