Por que buscar um tratamento de Quiropraxia para crianças justo numa fase em que, normalmente, estão esbanjando saúde e vitalidade?
Porque nessa idade é mais fácil corrigir eventuais problemas de postura e desvios na coluna – como hiperlordose, hipercifose e escoliose, dentre outros.
Benefícios muito além das dores
Os ajustes quiropráticos atuam ainda muito além das questões meramente físicas, ao ajudar a restabelecer os canais de comunicação do sistema nervoso.
Para bebês e crianças, por exemplo, esta comunicação ineficaz muitas vezes resulta em cólicas ou irritabilidade, incapacidade de mamar e falta de sono.
Em alguns casos, pode causar atrasos de desenvolvimento, dificuldades de digestão, asma, alterações comportamentais, baixa energia, incapacidade de concentração e dores de cabeça, entre outros.
Problemas que vêm desde a gestação…
Pouco se comenta sobre isso, mas muitos desses problemas são originados logo no processo do parto, cujas manobras podem causar danos à estrutura nervosa e muscular do bebê.
Para se ter real dimensão disso, um estudo realizado na Alemanha identificou alterações músculo-esqueléticas na coluna cervical em nada menos que 80% das crianças recém-nascidas.
…e podem se agravar durante o desenvolvimento
Além disso, no processo natural de desenvolvimento, essas crianças vão sofrendo quedas e pancadas que, embora pareçam insignificantes, podem incorrer dores e alterações nervosas no futuro.
Até mesmos em casos de hiperatividade os ajustes quiropráticos têm se mostrado capazes de atuar com eficácia.
Foi o que concluiu uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Mississipi, nos EUA, ao revelar que 70% das crianças mostraram melhora comportamental após serem tratadas com Quiropraxia.
Imagine quantas limitações físicas – e, consequentemente, emocionais e psicológicas – você carrega hoje por não ter recebido cuidados preventivos de saúde logos nos primeiros anos de vida.
Por tudo isso, é essencial que as crianças sejam levadas ao Quiropraxista desde muito cedo, sob pena de carregarem consigo problemas mais difíceis de serem revertidos na fase adulta.
O tratamento de Quiropraxia para as crianças é igual ao realizado em adultos?
O atendimento de Quiropraxia para crianças só é eficaz à medida que compreende as necessidades físicas, doenças e incapacidades desse perfil de paciente.
Além dos movimentos mais delicados no momento de fazer os ajustes, é fundamental saber quais os principais males e doenças comuns à cada fase da vida para que essas informações auxiliem no fechamento do diagnóstico.
No caso dos bebês, o relato da mãe e os próprios sinais físicos e emocionais são igualmente importantes no momento de se definir quais estratégias serão empregadas no tratamento.
Sintomas em que a Quiropraxia atua direta e indiretamente:
– Cólicas
– Irritabilidade
– Incapacidade de mamar
– Falta de sono
– Atrasos de desenvolvimento
– Problemas de digestão
– Asma
– Problemas comportamentais
– Baixa energia
– Incapacidade de concentração
– Dores de cabeça
– Hiperatividade
– Entre outros
Letícia Oliveira – ABQ 782